Aumente O Seu Vocabulário Para Entender O Que Ouve Em Inglês

Eu sei que uma das suas maiores dificuldades no inglês é ouvir e entender está sendo falado. Conseguir entender diálogos, músicas, e conversas se tornou um grande desafio para você.

Então quero oferecer algumas dicas para te ajudar a melhorar o seu ‘Listening’ e começar a assimilar o que é dito em inglês. Por que ao contrário do que muitos pensam, a resposta não é apenas:

  • Ouvir mais podcasts
  • Escutar mais músicas
  • Assistir mais filmes
  • Ou seriados em inglês

Apenas ouvir mais recursos em inglês dessa forma vai apenas piorar a situação…e te deixar mais frustrado e chateado como vocês me disseram nessa pesquisa sobre ‘Listening’.

Por Que Você Não Entende O Que Ouve Em Inglês

Muitos alunos fazem isso por um tempo, e depois acabam desistindo por que não vejam os resultados desejados.

  1. É frustrante por que tem pronúncias parecidas em inglês que confundem mesmo.
  2. Outras vezes você sabe que já viu a palavra antes…mas não lembra o que significa.
  3. E a pior sensação é quando você não sente que está desenvolvendo e não percebe progresso no aprendizado.

Especialmente se é algo que você faz há muito tempo como um aluno que disse:

“Tenho ouvido muito e muito podcast muitíssimo tempo por dia, tenho me dedicado muito, mas não estou contente com o meu desempenho porque ainda não consigo entender praticamente nada e o pior e que eu ouço muito mesmo a mais de 1 ano e meio. eu acho que não estou fazendo como deve ser feito corretamente.”

Se apenas ouvir mais inglês fosse o suficiente, você poderia deixar o rádio ligado e acordar já entendendo inglês.

Mais você e eu sabemos que não funciona bem assim.

Ampliar Seu Vocabulário É A Chave do Sucesso

Por que se você quiser entender o que ouve em inglês, você precisa ampliar o seu vocabulário.

Como é que você vai entender o que alguém está dizendo, se você não conhece as palavras que estão dizendo.

Aprender palavras novas é a chave do sucesso para sua compreensão.

Se você está começando agora, recomendo que você começa com as 1000 palavras mais comuns em inglês que ensino para todos os meus alunos iniciantes.

Isso quer dizer que toda vez que você ouve algo em inglês, você precisa tentar entender o que está ouvindo.

Isso é fácil fazer se você tiver as:

  • letras da música
  • a transcrição do podcast
  • ou as legendas do filme

E as palavras que você não entende quando ouve são as palavras que você precisa aprender e estudar.

Assim você vai sempre aprendendo palavras novas e compreendendo melhor aquilo que ouve.

Não é tão difícil quanto você provavelmente acha.

Basta usar o que chamo de um ‘Sistema de Estudo Integrado’

É a base do que veio ensinando esses últimos 12 anos atráves do Elephant Report e o Sistema de Sucesso OK.

As vezes parece que veio batendo na mesma tecla e acaba me tornando meio-chato. Kkk!

Mas é importante. Por que se você não fizer isso, você acaba desenvolvendo certas habilidades em inglês e deixando outras de mão.

Que é o caso de muitos alunos que vejo:

  • Alunos que conseguem ler artigos científicos…mas não consegue entender o que ouvem
  • Outros que conseguem entender o que ouvem…mas não conseguem falar
  • E outros, como um amigo que consegue dizer tudo que pensa em inglês…mas não entende nada quando eu falo ele

Então um ‘Sistema de Estudo Integrado’ vai te ajudar a desenvolver todas as suas habilidades em inglês de forma equilibrada.

É como um bom curso de inglês deve funcionar. Como o curso MasterFluency da Fabiana Lara

Um curso que te ensina novas palavras e como pronuncia-las corretamente.

Que abre os seus ouvidos e te ajuda a entender o que ouve em inglês.

E se você já faz um curso de inglês, usar músicas, podcasts e filmes através de um ‘Sistema de Estudo Integrado’ te ajudará a acelerar o seu processo de aprendizado.

E é disso que vamos falar no próximo post.

Enquanto isso, imagino que você quer fazer algo para acelerar o seu inglês. Então criei uma pesquisa de 7 perguntas para você me dizer o que está precisando e como podemos te ajudar.

Um Forte Abraço,
David A. Bailey, Jr

P.S. Estou criando uma página de recursos de áudios para te ajudar a desenvolver o seu listening. Dê uma olhada e sugere outros recursos nos comentários. A maioria foram indicados pelos seus colegas na última pesquisa…que juntei e acrescentei mais alguns recursos de listening.

P.P.S. Já escolhemos o vencedor da pesquisa sobre ‘Listening’. Foi o Fernando que já foi avisado e que deve ter recebido o prêmio. Parabéns ao Fernando e obrigado a todos que responderam a pesquisa. 

Mais Recursos de Inglês

Como Aprender Inglês Com Podcasts – Alguns anos atrás, criamos um material para te ajudar a aprender inglês com um ‘Sistema de Estudo Integrado’…especificamente através de podcasts encontrados gratuitamente online. Se você gosta de podcasts e quer melhorar o seu listening, dê uma olhada no Elephant Report.

As 1000 Palavras Mais Comuns em Inglês – Desenvolvemos uma ferramenta simples para te ajudar a aprender as palavras mais comuns em inglês se você for um aluno iniciante. Acompanha o áudio para aprender a pronúncia das palavras corretamente também.

Curso Completo MasterFluency da Professora Fabi – Se quiser um curso de inglês completo de iniciante a certificação FCE da Cambridge, dê uma olhada no MasterFluency. Curso com material e aulas para aprender a falar. Mas amanhã o preço aumenta, então dê uma olhada logo se tiver interesse.

Comments

  1. davidbailey says:

    O que você achou do post? Nos dê o seu feedback sobre o seu ‘Listening’ e como você faz para desenvolver o seu vocabulário.

  2. Antonio Farias says:

    Achei não,estou vendo que vocês (ditos professores) estão formando uma rede e indicando os cursos uns dos outros,acho que o objetivo de vocês é o dinheiro e não ajudar o aluno.

    • davidbailey says:

      Hey Antonio…obrigado pelo feedback. É verdade…formei uma ‘rede’ com a Fabiana em 2008 quando ela lançou Desvendendo Phrasal Verbs…e o nosso plano é dominar o mundo. Kkk!

      Lógico que queremos ganhar dinheiro…somos professores, damos aula, e é a nossa ‘ganha pão’. É o que professores fazem. Mas acho que você está equivocado sobre o objetivo ser apenas dinheiro.

      Se isso fosse verdade, divulgaria outros cursos de inglês por aí sem conhecê-los…como do Kevin ou do Frank ou do Jerry ou do Adir ou do Jober. Por sinal todos professores bons. Já conversei com alguns deles.

      Até tem pessoas aqui do xokmax que fazem o curso deles e me disseram que gostaram. Mas vamos esperar os resultados dos alunos falar por si.

      E pode ficar tranquilo que só vou divulgar cursos aqui no site quando conheço o material e sei que tem alunos que obtiveram bons resultados.

      Sobre ajudar alunos, faz 12 anos que estamos no mercado local em maranhão. Tenho alunos que atualmente moram no exterior, ganharam bolsas em faculdades internacionais, conseguiram empregos em multi-naicionais, casaram com estrangeiros…por que aprenderam inglês.

      Claro que por força de vontade, dedicação , e disciplina própria dos alunos…mas também tivemos o prazer de ajudá-los nessa caminhada.

      O site é apenas uma forma de ajudar a iluminar o caminho de alunos de inglês. Mas tem mais 49.000 sites por aí que ensinam inglês. Espero que você encontre algo que te ajude…se não achou algo aqui.

      E obrigado mesmo por se importar o suficiente para deixar o seu feedback. Mesmo sendo um ‘crítica construtiva’ é bom para me ajudar saber o que você pensa e saber o que escrever ou não escrever. 😉

  3. Estou apostando tudo no seu método , e vou me dedicar a ele…espero que dê certo para mim…

Comente e deixe sua opinião